VRF
O sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) é um sistema de ar condicionado central, do tipo Multi Split, que funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a varias evaporadoras (unidades internas) através de um ciclo único de refrigeração, com sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável.
Uma grande vantagem deste sistema está no controle de cada ambiente que pode funcionar independente de acordo com as programações dos usuários, sendo gerenciados pela unidade condensadora (unidade externa) que pode atender várias evaporadoras (unidade interna) distribuídas em diferentes ambientes.
Desenvolvido especialmente para residências amplas, edifícios comerciais de médio e grande porte, o sistema de climatização VRF oferece para o usuário o máximo de conforto térmico com redução de consumo elétrico;
Para o projetista ainda traz a facilidade de não precisar de dutos e casas de máquinas, podendo ser aplicado facilmente em prédios existentes.
REDUÇÃO DE CONSUMO ELÉTRICO / SUSTENTABILIDADE - CERTIFICADO LEED
A utilização do sistema de climatização VRF nos projetos, atende a um dos quesitos (Eficiência Energética) para obtenção da Certificação Leed, que é fornecida pela ONG Green Building Council Brasil.
De modo geral os Sistemas condicionadores de ar são responsáveis entre 40 a 50% pelo consumo de energia de prédios comerciais. O Leed (Líder em Energia e Design Ambiental) é um sistema de Certificação e orientação ambiental de edificações.
É o selo de maior reconhecimento internacional para Edificações Sustentáveis, utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.
INSTALAÇÃO
Devido à complexidade do sistema VRF, a instalação deve ser feita por empresas com técnicos treinados pelo fabricante e realizada mediante critérios rigorosos de qualidade.
A partida inicial do sistema é acompanhada pelos fabricantes que neste momento valida a garantia do sistema.