Túneis de Congelamento

Os Túneis de congelamento são utilizados para promover um congelamento rápido de alimentos (-42ºC) atingindo o núcleo dos alimentos a -18ºC evitando a formação de cristais e mantendo as propriedades, estrutura e características do produto após seu descongelamento. Podem ser utilizados para congelar vários tipos de alimentos em ciclos de aproximadamente 1:00 hora, sem utilizar nitrogênio ou CO2.

Possui um painel de comando que possibilita a variação de tempos de retenção durante o processamento dos produtos, assegurando a qualidade e sabor dos alimentos. Temos a opção de elaborar o sistema de movimentação elétrico do túnel com controles por variador de frequência, ou de forma manual. Na sua operação normal há o carregamento e descarregamento dos produtos simultaneamente, mas o CLP (Controlador Lógico Programável) pode ser programado facilmente para carregar ou descarregar somente determinados níveis, de acordo com a programação dos lotes, ou descarregar todo o túnel sem entrada de produtos.

Aplicado com sucesso em diversos produtos e demais utilizações dentro de padarias, confeitarias e cozinhas industriais.

Aplicações

Dimensões do túnel: Variável (de acordo com o projeto). O sistema necessita de pouca área em comparação com sua capacidade.

Material: Painéis isotérmicos em chapa de aço pré-pintada na cor branca, Aço Inox 430 ou 304, núcleo em EPS (Poliestireno Expandido) ou PUR (Poliuretano). Espessura dos painéis: 50 a 250mm.

Piso: Chapa xadrez ou painel isotérmico.

Acessórios: Carrinhos e bandejas em aço ou aço inox.

Características Construtivas