RETROFIT

Retrofit é um termo utilizado para designar o processo de modernização, revitalização ou manutenção de algum equipamento ou sistema já considerado ultrapassado, fora de norma ou que apresenta falhas contínuas. São aplicados critérios, metodologias, produtos e serviços baseados no conceito de sustentabilidade para a otimização do sistema e redução no consumo de energia e manutenção, além de ações de reuso e reciclagem que também economizam energia, todas essas operações trarão ao cliente final grandes benefícios. Veja:

Refrigeração e Climatização

A cada momento, novas soluções e sistemas são apresentados ao mercado de climatização.
Um retrofit (troca de um sistema antigo por um novo) de um sistema com 15 a 20 anos de operação trará ao cliente final uma economia de 30 a 50% no custo da energia elétrica (depende do sistema e como foi dada a manutenção neste período), além da redução no custo de manutenção. Temos a modificação dos sistemas de refrigeração que ainda se utilizam de gás Freon 12 (que teve sua fabricação proibida visto que agride a camada de ozônio) por sistemas que proporcionam uma maior sustentabilidade.

Em média, um motor de alto rendimento economiza de 20 a 30% de energia em relação a um motor tradicional. Além disto, uma boa parte dos motores instalados possui potência maior que a necessária, portanto adequando a potencia do motor, haverá mais economia de energia elétrica.

Motores
Iluminação

Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de luminosidade que uma lâmpada incandescente de 60 W. OU seja, economia de 53 Watts por hora ou quase 90% de economia.
Além disto, a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor portanto locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente.

Um exemplo de modificação é a troca de um sistema de refrigeração que utiliza o Gás Freon 12 para um sistema que utiliza um refrigerante que ocasiona um menor impacto ambiental.

Modificação de Sistemas